Sunday, February 10, 2008

Viva o Carnaval!

Olá!
O Carnaval é tempo de folia mas o desafio de conciliar a preparação das fantasias para o Desfile de Carnaval das escolas com o funcionamento das salas e o desenvolvimento do curriculo exige muita organização, trabalho de equipa e colaboração dos pais.
Felizmente tudo correu bem e as crianças tiveram oportunidade de experimentar muitas actividades ludicas que abarcaram vários conteúdos transvessais das Orientações Curriculares para e Educação Pré-escolar. Ora vejam:
(Exploração de materiais diversificados)

Esta actividade permitiu-nos abordar o tema do Carnaval em articulação com a exploração das formas geometricas básicas.

Usamos um escantilhão para escrever o nosso nome.Depois experimentamos a pintar com rolos e desenhamos as formas geometricas com pinceis finos.






Também recortamos as fantasias de carnaval que encontramos nas revistas!





No Carnaval dos Pequeninos desfilamos vestidos de pescadores e peixeiras, de acordo com o tema do Projecto de Estabelecimento.
Estas são as nossas opiniões acerca do que vivenciamos:

Carnaval dos Pequeninos:

 Da escola gostei de tudo, de ver as pessoas, de desfilar, do fato de pescador… DUARTE

 Gostei do Carnaval da escola porque eu tinha o fato de pescador e vi as pessoas todas. CLÁUDIO

 Não gostei do Carnaval da escola. Só gostei do cabelo da Rosa. MAFALDA

 Gostei do Carnaval da escola porque era de peixeira. ÍRIS

 Da escola, gostei do fato de pescador. RAFAEL

 Gostei de tudo. Gostei de me vestir de peixeira. LEONOR SI.

 Gostei de tudo. Gostei do fato de pescador. JOÃO PEDRO

 Gostei dos Carnavais todos porque foi bonito. DANIELA

 “Ê tê mais o cavai cola” (Eu gostei mais do Carnaval da escola). MARISA

 Gostei de desfilar com a escola. Achei bonito ver os meninos todos mascarados.
LETICIA

 Gostei do Carnaval da escola porque ia vestida de peixeira. MARGARIDA

 Eu gostei de passear com o pai e a mãe, vestida de espanhola. SOFIA

 Gostei de desfilar com a escola.
Gostei do fato. Vesti-me de peixeira. LEONOR SA.

 Gostei de tudo. Gostei de desfilar com a escola, vestido de pescador. DIOGO

 No Carnaval da escola foi mais giro fazer tudo com os amigos da escola. A nossa roupa era bonita, de pescador. DAVID

 Eu não aguentava mais no Carnaval da escola. Só andávamos e parávamos.
Diverti-me porque vi a minha prima Isa e vi o jogo das cartas. DÉBORA

 Gostei do Carnaval da escola porque foi giro desfilar com roupa de peixeira. RAQUEL

 Eu gostei de ver os outros meninos com as roupas do Carnaval.
Eu era uma peixeira com uma saia, uma blusa e os peixes. IARA

 Gostei muito de tudo porque fomos passear e eu tinha uma roupa de pescador. JOÃO.

Carnaval de S.:

 Não fui ver o outro Carnaval. Fiquei em casa. DUARTE

 No outro Carnaval fui mascarado de Gato das Botas. Eu levava bigodes de gato para matar os maus.
Comi pipocas e vi as pessoas. CLÁUDIO

 Eu vi os tambores à noite e de dia, também.
Gostei do Carnaval com os pais. Só fui com a cara pintada
Vi os Dálmatas e “tava” a Rita Catita mascarada de Dálmata. MAFALDA

 O Carnaval é bonito. Fui mascarada de Palhaça.
Gostei dos cães Dálmatas. ÍRIS

 Do outro Carnaval gostei de mandar as coisas para cima dos carros.
Fui mascarado de Zorro. RAFAEL

 No Carnaval dos Pais tinha a cara pintada.
Também gostei de tudo. LEONOR SI.

 Do Carnaval dos Pais eu não gostei assim tanto porque me aborrece andar muito. Eu ia vestido de Zorro. JOÃO PEDRO

 Gostei de tudo do Carnaval com os pais. Vesti-me de fada. DANIELA

 “Cavai pais, vi o paiau” (No Carnaval com os pais, vi o palhaço). MARISA

 Gostei do Carnaval com os Pais. Gostei da parte de atirar bolinhas para cima das pessoas.
O meu fato era de Fada Madrinha. LETICIA

 Fui vestida de palhacinha. O Carnaval é bonito. MARGARIDA

 O Carnaval da escola foi bonito porque “tava” lá palhaços. SOFIA

 Fui com a mãe ver o outro Carnaval. Foi bonito. LEONOR SA.

 Fui comer pipocas. Mascarei-me de príncipe. DIOGO

 No Carnaval dos pais gostei do palhaço em cima dos paus. Eu ia vestido de dinossauro. DAVID

 O Carnaval com os pais foi bom.
Vi a Leonor e dei uma uva à Leonor e à Mafalda. Dei ao David, à Marisa e à Nicoleta (mas a mana é que comeu).Eu ia vestida de vindimeira.
Gostei dos Dálmatas. DÉBORA

 O Carnaval dos pais foi giro. Vi os Dálmatas.
Vesti-me de fada. RAQUEL

 Eu gostei de tudo. Vi palhaços quando já iam embora.
Fui vestida de princesa, mas a senhora deu-me uma varinha mágica. IARA

 Gostei de “amandar” papeis para cima das pessoas que iam no carro. Apanhei papéis do chão e atirei todos “pró” ar.
Eu estava mascarado de Zorro com pistola e espada e a capa do Zorro. Ah! E as calças. JOÃO

No comments: