Tuesday, January 15, 2008

Imaginação e movimento

Olá a todos!
O movimento corporal é uma das mais criativas formas de expressão que temos ao nosso alcance.
Fomos ao Centro de Artes participar num atelier de movimento, integrado na visita guiada à exposição “Só é possível se formos 2”, com Albina Petrolati.


Começamos por despertar todos os nossos sentidos...

...E partimos à descoberta ... com muuuuita imaginação!



Percebemos que com imaginação podemos
"sentir" o que nos rodeia e desenvolver desde muito cedo a nossa sensibilidade artistica!

Vejam alguns exemplos de obras de arte contemporânea em que nos inspiramos para movimentar o nosso corpo:

Monday, December 10, 2007

“As mãos das crianças fazem...”

“As mãos das crianças fazem...”

As mãos das crianças
são umas mãos
muito engraçadas!

Com terra molhada
fazem casas, jardins
e coisas com o nome
que nós quisermos.

Com pedrinhas
fazem jogos
e convencem os caracóis
a fazerem corridas
e as formigas
a mudar de caminho.

Fazem as bolas
saltar tanto
que o sol
as manda descer…
e conseguem tanta coisa,
mas tanta coisa mais...

QUE NOME TERÁ
A FORÇA ESCONDIDA
NAS MÃOS
DAS CRIANÇAS?

(Graça Vilhena In Histórias do Coelho)

As crianças têm uma energia inesgotável que nós, educadores, temos o prazer de ajudar a canalizar para actividades criativas. Ora vejam os nossos trabalhos!

Thursday, November 15, 2007

Festejamos o S.Martinho

O dia de S. Martinho tem um significado especial para nós.
Transmite uma mensagem de generosidade e solidariedade muito importante.
No nosso Jardim de Infância fizemos a Maria Castanha, assistimos à projecção da Lenda de S. Martinho e lanchamos castanhas assadas, sumo e bolos. Depois fizemos um baile. Foi muito giro!

Conhecem esta lenda? Foi assim que a apresentamos!

A Lenda do Verão de S.Martinho

Num dia tempestuoso ia S. Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio que lhe estendia a mão suplicante e gelada.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão caridosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.
Apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, S. Martinho preparava-se para seguir o seu caminho, cheio de felicidade. Mas subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol maravilhoso brilhou inundando a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apaga-se da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a bênção de um sol quente e miraculoso.

Sunday, September 23, 2007

Bem-vindos a 2007/2008!


Olá a todos!

Cá estamos de volta, cheios de vontade de aceitar de novo o desafio de "educar e aprender a brincar".

O trabalho desenvolvido no Jardim de Infância deve ser uma fonte de agradáveis e divertidos momentos de aprendizagem para as crianças.
A importancia que os educadores de infância atribuem ao caracter lúdico das actividades desenvolvidas leva muitas vezes a uma desvalorização do que as crianças fazem no contexto educativo da sua sala.
Na verdade, brincamos porque o Educador de Infância é um "brincador", cuja formação lhe permitiu aprender a planear,implementar e avaliar cuidadosamente "brincadeiras" que se revestem de uma intencionalidade educativa, capaz de motivar oportunidades de descoberta e aprendizagem ao seu grupo.

Em jeito de reflexão, deixo-vos com este texto adaptado de Anita Wadley.

Apenas brincando

Quando eu estiver a construir um edifício de blocos,
Por favor não digas que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Sobre equilíbrio e forma.

Quando eu estiver bem vestido, a por a mesa, a cuidar do bebé,
Não tenhas a idéia de que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser uma mãe ou um pai.

Quando me veres pintado até aos cotovelos,
A construir uma moldura, ou a moldar e a dar forma à argila,
Por favor não me deixes ouvi-te dizer que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a expressar-me e a ser criativo.
Algum dia eu posso ser um artista ou um inventor.

Quando me veres sentado numa cadeira a "ler" para uma audiência imaginária,
Por favor não rias e não penses que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser um professor.

Quando me veres a apanhar insectos ou a guardar as coisas que encontro no bolso,
Não os jogues fora como se eu "estivesse apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser um cientista.

Quando me veres a fazer um puzzle,
Por favor, não penses que estou a desperdiçar tempo "brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Estou a aprender a concentrar-me e a resolver problemas.
Algum dia eu posso ser um empresário ou um engenheiro.

Quando me veres cozinhar ou provar comidas,
Por favor não penses que estou a aproveitar, que é "só para brincar".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a aprender sobre os sentidos e as diferenças.
Algum dia eu posso ser um "chef" cozinheiro.

Quando me veres a aprender a saltar, pular, correr e mover meu corpo,
Por favor não digas que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a aprender a conhecer melhor o meu corpo.
Algum dia eu posso ser um médico, uma enfermeira ou um atleta.

Quando me perguntares o que fiz na escola hoje,
E eu responder: "Eu brinquei".
Por favor não me entendas mal.
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a aprender a apreciar e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou a preparar-me para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.

Tuesday, May 29, 2007

Matemática no Jardim de Infância

Desde a mais tenra idade que as crianças iniciam a descoberta do mundo que as rodeia e a construir as primeiras noções matemáticas através do jogo.
Empilha, encaixa, vê que a peça não cabe, procura outra solução, etc...
Comunica, resolve problemas, relaciona e representa, ou seja, vai desenvolvendo noções matemáticas fundamentais que lhe permitirão assimilar também o conceito de numeracia.
Uma das formas de consolidar estas noções passa pelas contagens e foi nesse contexto que concebemos esta pequena apresentação.

Sunday, May 20, 2007

Aproxima-se o Dia Mundial da Criança!




O Dia da Criança é uma data particularmente alegre, que chama a todos nós sentimentos como a "alegria", a "paz interior", a"inocencia","o amor", ...




Deixo-vos este poema para reflectirmos acerca do que podemos fazer enquanto pais e educadores para que elas cresçam felizes:




A CRIANÇA que vive com o ridículo,


Aprende a ser tímida.


A CRIANÇA que vive com a critica,


Aprende a condenar.


A CRIANÇA que vive com a suspeita,


Aprende a ser falsa.


A CRIANÇA que vive com o antagonismo,


Aprende a ser hostil.


A CRIANÇA que vive com amor,


Aprende a amar.


A CRIANÇA que vive com o estimulo,


Aprende a confiar.


A CRIANÇA que vive com o elogio,


Aprende a dar valor.


A CRIANÇA que vive com a generosidade,


Aprende a repartir.


A CRIANÇA que vive com o saber,


Aprende a conhecer.


A CRIANÇA que vive com a paciência,


Aprende a Tolerância.


A CRIANÇA que vive com a felicidade,


Conhecerá o Amor e a Beleza.”




Ronald Russel


Monday, May 7, 2007

Mimos p'rá mãe!



Qual é a mãe que resiste a um poema ou um canção do seu filho?!


Aqui vos deixo este pequeno texto, que pode ser recitado como poema ou cantado com a melodia da canção "Que linda falua":

Mãezinha querida

Que linda, tão bela
Tanto amor me dá…
É a flor mais bela
Que no mundo há!

Seus beijos e mimos
São provas de amor,
São raios que brilham
E me dão calor.

Mãezinha querida,
Eu vou-te dizer
És a mãe mais querida
Que eu podia ter.