Monday, November 17, 2008

Outono 2008

Que belo docinho de abóbora!
A avó da Íris ofereceu uma abóbora grande à nossa escolinha. Depois de a usarmos como decoração no Dia das Bruxas, resolvemos observa-la melhor.
Que cor tinha por fora? E por dentro? Seria pesada ou leve? Mole ou dura? O que havia no seu interior? Era doce ou amarga? …enfim… um sem número de curiosidades que depressa foram satisfeitas.
Depois decidimos fazer doce de abóbora.
Vejam como a é receita fácil:
Igual peso de abóbora descascada e açucar. Um pau de canela.
Depois vai ao lume até ficar em ponto estrada. Retira-se o pau de canela e tritura-se com a varinha mágica.
No final enchemos frasquinhos de vidro, colocamos uma tampinha de papel vegetal e outra de celofane. O Docinho de Abóbora ficou pronto para levarmos para casa no Dia de S. Martinho.
Mas é claro que tínhamos que provar o doce para sabermos se estava tão delicioso como parecia e …. Uhmm! Que bem que sabe com tostinhas!











Banda Desenhada "O CÃO DO OUTONO"

O Outono é uma época do ano cheia de encanto, rica em frutos sazonais e materiais oriundos da natureza.
Os meninos da nossa sala gostam de trazer folhas secas, pedrinhas, castanhas, ouriços de castanheiro, bolotas, etc. Enfeitamos os placares, fazemos colagens e muitas outras actividades.
Depois de observarmos as características do Outono, resolvemos fazer uma Banda Desenhada da história “O cão do Outono”. Trata-se de uma história desenhada, cujo texto foi inventado pela educadora Isabel, que tem por objectivo, desenvolver a percepção visual, as capacidades de concentração, memorização e atenção.

Aprendemos muito rapidamente a desenhar a história e desenhamo-la individualmente, retendo a maior parte dos pormenores.